Entenda o novo cenário do e-commerce no Brasil em 2023
Trabalho com consultoria de e-commerce há dez anos e uma das perguntas que escuto quase que diariamente é “Qual a melhor plataforma de e-commerce do mercado?”. Essa era uma pergunta de fácil resposta antes da crise da covid-19, mas depois do lockdown muitas plataformas de e-commerce renomadas ficaram sobrecarregadas com o novo fluxo de empreendedores digitais caindo em qualidade e funcionalidade. No post abaixo vamos falar um pouco sobre o novo cenário de lojas virtuais no Brasil e como as plataformas de e-commerce vem sendo afetadas. Espero poder lhe ajudar na escolha da plataforma mais adequada para a sua loja online.
Acompanhe os conteúdos:
O E-commerce Antes Da Pandemia
Antes de termos essa conversa, precisamos chegar a um consenso: a grande maioria das plataformas de lojas virtuais não entrega o que promete. Portanto, a minha avaliação será pautada em cima da experiência prática que eu e meus colegas, gestores de e-commercers, tivemos ao longo dos anos e não em cima das funcionalidades que elas dizem ofertar.
Antes da pandemia de Covid-19 tínhamos um cenário onde haviam duas grandes plataformas de e-commerce performando de maneira satisfatória: Vtex e Tray, sendo a primeira muito mais avançada que a a segunda. Algumas outras conhecidas, porém com sérios problemas de indexação, limitação de recursos e/ou dificuldades operacionais, tais como Nuvem Shop, PrestaShop e Shopfy também apareciam no circuito de lojas virtuais, porém sem fornecerem tanto êxito para seus lojistas usuários.
Vamos então nos deter as duas principais de melhor performance citadas. Enquanto a Vtex prometia projetos 100% personalizados, a Tray aparecia como uma espécime de “segunda linha”, possibilitando os lojistas a criarem suas lojas com investimentos relativamente baixos e planos com funcionalidades escalonadas. Esse cenário mudou radicalmente após a pandemia e a enxurrada de aberturas de novas lojas virtuais durante o lock down.
O Boom Das Lojas Virtuais Durante a Pandemia
O fechamento das lojas físicas durante o lockdown obrigou a milhares de lojistas a abrirem suas lojas virtuais as pressas para continuarem vendendo seus produtos. Essa nova onda de novos e-commerces no Brasil gerou uma super demanda por parte das plataformas e decisões que precisaram ser tomadas as pressas, por parte dos lojistas, muitas vezes não permitiram tempo hábil para uma avaliação mais prudente a cerda da reputação e funcionalidade da plataforma eleita.
Imagine que você é um lojista, com recursos limitados pela própria pandemia, com conhecimento litado sobre o universos de lojas online e com muito medo do cenário que estava por vir. É muito provável que você escolha uma plataforma bonitinha e barata para iniciar seus negócios virtuais, certo? E neste cenário, a Vtex já sairia cena pois possui um setup inicial razoavelmente alto. Como consequência, a plataforma que tínhamos como opção mais acessível, (a Tray Commerce), recebeu uma super demanda que resultou em queda expressiva de qualidade tanto de funcionalidades quanto de suporte, a Vtex, aumentou seus valores iniciais e de manutenção e as demais que já eram consideravelmente ruins nem se conta…
Muitos erros começaram a ser apresentados prejudicando consideravelmente a venda de diversos lojistas e inúmeros desenvolvedores começaram a migrar seus clientes para plataformas de código aberto que possibilitassem um controle maior sobre este novo cenário. Desta vez, o Woocommerce, do nosso querido WordPress despontou como uma promessa real para todos esses problemas.
O Bug De Indexação E O Novo Cenário De E-commerce No Brasil
Visando sempre estabelecer uma melhor usabilidade para o usuário final o Google, por sua vez, começou a “aumentar a régua” de seus requisitos, apresentando uma série de erros no Search Console, como o da figura acima e problemas graves de indexação de páginas e snippets de produtos. O alcance desses erros gerou um forte impacto não só na busca orgânica desses e-commerces como em suas campanhas de tráfego pago.
Tendo em vista que muitos gestores de e-commerces ainda estão iniciando sua jornada digital, que muitos sequer utilizam ferramentas como Search Console ou controlam o SEO de seus sites de maneira adequada, e levando em consideração que muitos lojistas já inauguraram suas lojas no meio dessa bagunça, podemos concluir que somente gestores mais experientes tem observado esse fenômeno e trabalhado para corrigi-lo.
A Melhor Plataforma De E-commerce Atual
Como citado acima, dentro do cenário de e-commerce atual brasileiro, muito mais competitivo e dinâmico, ter controle e rapidez sobre as novas demandas apresentadas pelos buscadores e mercado é importantíssimo, e plataformas de código aberto como o Woocommerce aparecem como excelentes soluções financeiras e técnicas.
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